Copyright

Então, registrei este blog na Creative Commons. É como se fosse uma fábrica de direitos autorais alternativa, onde o detentor das obras - neste caso os textos - estipula as regras para a cópia. Basta dares uma olhadinha no mení - maldios franceses que falam "i" o lugar do "u" - que perceberás um logotipozinho com dois "c", dizendo "esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons". Clica ali e veja o que podes e o que não podes fazer.
Agora, como deves ter lido, tem um negocinho dizendo atribuições para cópia, especificadas pelo autor: neste caso, eu. E aqui estão as que pensei até agora:
- Se copiares o texto, em todo ou em parte, em teu blog, sempre citar a fonte com o link deste blog;
- Se copiares o texto, em todo ou em parte, em algum impresso, sempre citar a fonte com o endereço deste blog;
- Enviar um e-mail (está ali ao lado, abaixo do selo da Creative Commons) para o autor, notificando-o sobre a possível utilização do texto;
- Não é necessário pedir autorização, desde que sejam respeitados os passos anteriores.
Ok, ok, ok, deves estar pensando "Que cara mais mala, já está se achando a última bolachinha recheada do pacote". Não é isso. Estou apenas cuidando do que é meu. Aliás, caso não saibas, existe uma ética - não formal, diga-se de passagem - na internet, que trata justamente sobre dar crédito aos autores. Tem gente que cumpre, e gente que não cumpre. Uma pena, mas cada um sabe o que faz dessa vida. Afinal, somos todos adultos e vacinados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário