Publicidade

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Copyright

Agora o Etc., etc. & etc. ficou chique. Como minha amiga Vanessa Guedes deixou nos comentários, está na hora de "registrar" meus textos. Não que eu seja um exímio escritor, bonzão pra caralho, essas coisas. Mas sabe como é essa vida digital: se as pessoas clonam perfis no Orkut, porque não clonariam meus texto? Repito: eles não são lá essas coisas, mas também não são esse lixo todo. =D

Então, registrei este blog na Creative Commons. É como se fosse uma fábrica de direitos autorais alternativa, onde o detentor das obras - neste caso os textos - estipula as regras para a cópia. Basta dares uma olhadinha no mení - maldios franceses que falam "i" o lugar do "u" - que perceberás um logotipozinho com dois "c", dizendo "esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons". Clica ali e veja o que podes e o que não podes fazer.

Agora, como deves ter lido, tem um negocinho dizendo atribuições para cópia, especificadas pelo autor: neste caso, eu. E aqui estão as que pensei até agora:

- Se copiares o texto, em todo ou em parte, em teu blog, sempre citar a fonte com o link deste blog;

- Se copiares o texto, em todo ou em parte, em algum impresso, sempre citar a fonte com o endereço deste blog;

- Enviar um e-mail (está ali ao lado, abaixo do selo da Creative Commons) para o autor, notificando-o sobre a possível utilização do texto;

- Não é necessário pedir autorização, desde que sejam respeitados os passos anteriores.

Ok, ok, ok, deves estar pensando "Que cara mais mala, já está se achando a última bolachinha recheada do pacote". Não é isso. Estou apenas cuidando do que é meu. Aliás, caso não saibas, existe uma ética - não formal, diga-se de passagem - na internet, que trata justamente sobre dar crédito aos autores. Tem gente que cumpre, e gente que não cumpre. Uma pena, mas cada um sabe o que faz dessa vida. Afinal, somos todos adultos e vacinados.

Nenhum comentário: