Publicidade

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Pra quê ter Orkut, então?

Fico me perguntando isso toda vez que entro no referido site e visito alguns perfis desconhecidos que passaram pelo meu. O motivo deste questionamento? Ora: muitos desses visitantes têm album de fotos, vídeos e até o maldito scrapbook bloqueados. Pior, ainda, é quando te mandam recado, dizendo imaginar te conhecer e, quando tu retribui, recebe uma mensagem estilo essa: "Você não pode mandar recados para este usuário".

Entendo que alguns bloqueiam as fotos com medo de se verem em perfis falsos e difamadores. Deixam elas acessíveis apenas para quem é amigo. Só que, às vezes, esse tipo de atitude beira à imbecilidade. Digo isso porque, uma vez, ao ter retrucado em uma comunidade que, por exemplo, não tinha reconhecido uma pessoa por ela não deixar as fotos liberadas, disse "É só tu me adicionar como amigo que tu pode ver". Ora, simples assim, não é? Nem conhece a criatura, mas faz o convite para vê-la e, assim, saber se conhece ou não?

Chega a ser contraditório, porque usam esse bloqueio, mas aceitam qualquer um. Quem diz que, ao fazer isso, não será um sacana e chamára a detentora daquela foto de vadia ou o dono daquela outra de viado em algum perfil falso? Quer bloquear, bloqueia, mas seja coerente pelo menos: deixe só os amigos verem e não aceita qualquer um.

Outra questão que enche o saco são os murais de recados bloqueados. Tudo bem, tua vida não é um livro aberto e ninguém precisa ficar sabendo o que os outros estão deixando. Mas um mural de recados é justamente isso: um mural de recados. É pra todo mundo ver de qualquer jeito. "Ah, mas tem coisas ali que nem todos precisam saber porque é íntimo". Ora, se quiser falar alguma coisa mais íntima, que use o e-mail ou o MSN.

Fora aquelas pessoas que te adicionam como amigo, te mandam scrap perguntando se tu se lembra a foto do perfil é irreconhecível e têm tudo bloqueado. Dá vontade de hackear só pra mandar tomar no cu, porque é uma coisa muito chata. Tu não reconhece a criatura e quer perguntar quem é, mas tu não pode nem ao menos mandar um scrap. Será que não se ligam que nem todos têm memória de elefante?

É por isso que eu sempre digo: não quer que os outros saibam alguma coisa da tua vida, larga o Orkut de mão e fica só no msn e no e-mail. É simples e ninguém vai sentir a tua falta mesmo. Já que, segundo a desculpa de alguns "é só pra amigos", teus amigos todos têm msn e e-mail e, com toda a certeza, tu deve tê-los.

12 comentários:

Cris Medeiros disse...

Então, Rodrigo! Não dá pra radicalizar no Orkut, pois não sabemos o que leva cada um a bloquear fotos ou scraps...

Eu tinha um perfil pessoal no Orkut que terminei por tédio mesmo, não tinha vontade de usar, hoje só tenho o de Dama de Cinzas, mas na época que tinha o perfil pessoal, algumas pessoas extremamente fofoqueiras do meu convívio, descobriam meu perfil e ficavam fuçando os meus scraps e me fazendo perguntas chatas, então fechei só para amigos. No entanto o que acho uma completa idiotice é só receber scraps de amigos, isso me irrita profundamente, se vc está num site de relacionamentos é preciso que vc deixe uma porta aberta para que as pessoas falem contigo!

Enfim, é um assunto complexo...

Beijos

Bibi Barbarat disse...

ah rodrigo foi meio radicalzinho!

acho que as pessoas podem decidir até onde os outros podem ir nas suas vidas, e se existem ferramentas para isso por que não usar?

mas é minha opinião apenas.

vanessa disse...

Tu critica as pessoas que bloqueiam os scraps para ninguém ver, mas tu deleta...
entaum isso n daria no mesmo???

Gabi disse...

cara tu falou por mim agora...
eu tenho orkut desde 2004 quando chegar a 100 scraps demorava quase um ano... 100 amigos então nooooooossa...
E quer saber? Virou uma baita palhaçada. Era bem mais legal quando não tinah frescura alguma.
Quer privacidade? Sai do orkut!

Rodrigo Dias disse...

Vanessa, se for pensar bem, não dá na mesma bloquear e deletar - coisa que, realmente, eu faço.

Bloquear significa ninguém poder fazer nada. Não pode ver os scraps, mas só quem é amigo que pode mandar. Aí alguém quer adicionar porque acredita conhecer ou, então, responder um scrap enviado antes e não pode porque "só amigos" podem fazer isso.

Deletar significa deixar o livro aberto e, depois, arrancar a página.

Enfim, mesmo assim, a Carol virá, com quase toda a certeza, dizer que eu me contradisse que esse meu comentário não retira o que eu escrevi no blog, coisa e tal.

Tássia Jaeger disse...

Cara, que texto perfeito!! Já escrevi sobre isso algumas vezes. Sinceramente eu acho que quem faz Orkut quer ser visto. Se não, não o faria. Porque amigos mesmo não são os do Orkut. São os que saem contigo, que te ligam, conversam longamente por msn e e-mail. Orkut retrata amigos falsos, fotos de felicidades falsas só pra dizer que tá feliz...enfim. Sou radical nesse ponto. Orkut é ilusório. A verdade não se encontra no álbum nem no perfil da pessoa. É bem menos bonita. Eu tinha Orkut quando queria ser vista e não sabia a diferença entre amigos e conhecidos. Hoje não tenho. Opção minha. Me atenho a e-mails e msn e concordo muito com o que tu disse sobre isso. Quando eu quiser ser vista entrarei no Orkut de novo e nada de bloquear ok?! Ah, me manda o link do texto do Foda-se. Fiquei curiosa.

Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu bloqueio fotos porque não quero que sejam usadas por terceiros em profiles falsos. E bloqueio scraps de terceiros para evitar SPAM. Simples assim. No más, encaro o Orkut como uma grande agenda azul-bebê, que, de fato, só serve para lembrar aniversários e reencontrar pessoas.

Ah, e eu desabilitei esse esquema de ver quem me visitou. Acho idiota, e isso só estimula uma curiosidade desnecessária, em saber porque fulana ou ciclana acessou teu profile.

Em resumo: pare de tentar ver fotos de gostosas no Orkut.

Mar e Ana disse...

Eu bloqueio fotos de pirraça HUAHUAHAH
mas tem uns albuns em aberto pras pessoas poderem ver e talz...
Ah... concordo com vc, sabe?
:*

Alessandra Castro disse...

Cara amo meu orkut e a única coisa que cortei dele até hj foram as muitas informações no perfil. Recentemente fui forçada a controlar os scraps, pq um fake me xingou e talz, mas mesmo assim acho que tá na chuva é p/ se molhar. ;)

Admin disse...

Rapaz ainda não tinha pensado nisso acho que bloqueamos tudo no orkut pois temos um pouco de medo do que vão fazer com a nossas fotos outro dia viualguem fazendo propaganda do meu blog como fosse ...na real so mando recados no orkut quando recebo.

Leandro Luz disse...

Depois deste teu radicalismo acho q vou te bloquear no orkut hehehehe

Nao concordo em vários pontos. Mas bloquear geral, fotos e mural, e aceitar como amigo é dose.

Abraço